Oradores

Eng. Luís Queirós

  








 

Luís Queirós é Engenheiro Agrário, tendo-se licenciado pela Escola Superior Agrária de Coimbra, em 2001.
Desenvolveu a sua tese de licenciatura na Estação Zootécnica Nacional, na área da Produção Animal, tendo mais tarde sido bolseiro de investigação na mesma Instituição, enquanto se encontrava inscrito no Mestrado de Produção e Nutrição Animal, na Universidade Técnica de Lisboa.
Em 2004 iniciou a sua carreira profissional na Multinacional Pioneer Hi Bred International, tendo-se dedicado à área da Produção de Forragens e Nutrição Animal, como Diretor de Marketing Operativo, durante cerca de 9 anos.
Atualmente é Diretor Técnico Internacional da Multinacional Lallemand Animal Nutrition, especializada no desenvolvimento de bactérias e leveduras para a área da Produção e Nutrição Animal.

 

Eng. José Paulo Lobo












  • Licenciatura em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro.
  • Curso de formação de Programadores no Centro de Informática da Universidade do Porto, dirigido por Prof. Dr. Carlos Madureira e Prof. Dr. Luís Damas.
  • Pós-Graduado em Organização e Gestão de Empresas – CEOG na Universidade Católica do Porto.
  • Mestrado em Engenharia Zootecnica – “Formulação e produção industrial de alimentos compostos para animais”, pela Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro.
  • Presente em vários cursos, eventos, formações relacionados com a área, tanto no estrangeiro (Bélgica, Holanda, USA, França, Espanha, entre outros), como em Portugal.

Dr. Marc Pierra

Formado em:
1982 – Licenciado em Veterinária. Universidad de Zaragoza
1991 – Master business administration (MBA). Escuela Europea de Negócios. Granada

Atividade profissional:
- Laboratório Leti Merieux : Product manager
- Puleva SA: Membro da direção (divisão constituída por 12 explorações com 6.000 vacas e 4.000 novilhas)
- Centro Veterinário Sierra Nevada – Granada: Fundador.

- Centre Veterinário Tona, Barcelona - Gerente, Nutricionista, consultor de explorações de bovinos leiteiros e industria.

Atualmente:
- Vacomix S.A. Gerente
- Universidad Autónoma de Bellaterra, professor.
- Participou como assistente em inúmeros cursos e simpósios nacionais e internacionais sobre temáticas relacionadas com a produção, economia do leite e gestão empresarial.
- Autor de inúmeras publicações em revistas relacionadas com produção de leite.



 
Eng. Elisabete Carneiro










Licenciada em Engenharia Zootécnica pela Universidade de Trás-os- Montes e Alto Douro, em 2001.
Realizou o Estágio Curricular na área da Qualidade e Desenvolvimento de Novos Produtos na Lactogal Produtos Alimentares S.A.
Em 2002 começou a trabalhar na Vetagri Alimentar S.A (adquirida em 2012 pelo Grupo InVivo NSA) dando origem à INVIVONSA Portugal, S.A; Onde trabalha atualmente.
Durante estes 13 anos tem desempenhado funções especializadas na área da alimentação animal, tais como: Formulação de dietas; Desenvolvimento de novos produtos e soluções nutricionais para ruminantes; Assistência técnica a explorações agro-pecuárias de bovinos de leite e carne.




Prof. Doutor Filipe Silva











Licenciado em Medicina Veterinária na Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, em 1993.
Em 1999 concluiu as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro sob o tema: “Nutrição clínica em animais doentes
críticos”.
Concluiu as provas de Doutoramento na área Científica de Ciências Agrárias – Ciências Veterinárias sob o tema “Deficiência em selénio em pequenos ruminantes na região de Trás-os-Montes” em 2008.
Foi docente na área da Patologia Médica de 1994 a
2008 e é docente de Clínica e Cirurgia de Animais de Laboratório, Exóticos e Selvagens, Clínica e Cirurgia de Ruminantes, Clínica e Cirurgia de Equinos, Cuidados Intensivos e de Nutrição Clínica desde 2008, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Integra o corpo clínico do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 1994.
Pertence à Direção do Hospital Veterinário da UTAD com responsabilidade nos Animais de Interesse Pecuário, Sendo o responsável clínico pelo efetivo pecuário da UTAD.
 

Dr. Luís Figueiredo












  • Licenciado em Medicina Veterinária, pelo ICBAS, no ano de 2007.
  • Estágio curricular em gestão de explorações na Aalseth Dairy Consulting.
  • Formação em gestão de explorações e nutrição no Centre Veterinari Tona.
  • Aluno do PAGE 2012, lecionado na Católica Lisbon.
  • Empregado nos Serviços Veterinários Associados, desde 2007, desenvolvendo trabalho nas áreas de: gestão de explorações, nutrição, maneio reprodutivo.


Prof.ª Doutora Maria José Gomes

Licenciada em Engenharia Zootécnica pela UTAD, em 1989, tendo realizado estágio curricular na área da Nutrição Animal.
Em 1988 tornou-se monitora nas disciplinas de Nutrição e Alimentação da Licenciatura em Engenharia Zootécnica e em Medicina Veterinária. 
Foi admitida como assistente estagiária do Departamento de Zootecnia da UTAD, em 1989. Desde essa altura, tem estado envolvida no ensino de várias unidades curriculares da Licenciatura e Mestrado em Engenharia Zootécnica, na Licenciatura e no Mestrado em Medicina Veterinária, na Licenciatura em Genética e Biotecnologia e no curso de Doutoramento em Ciência Animal, prestando ainda colaborações no ensino de outras Licenciaturas (Engenharia Agrícola, Gestão Agrária, Ciência Alimentar). 
Concluiu as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em 1994 e as Provas de Doutoramento em Ciência Animal em 2001, ambas realizadas na UTAD e na área de Nutrição Animal.
Atualmente, é docente responsável das unidades curriculares “Nutrição e Alimentação” (Licenciatura em Medicina Veterinária) e de “Alimentação Animal Avançada” e “Produção Animal e Ambiente” (Mestrado em Engenharia Zootécnica).  Tem participado na elaboração e execução de vários projetos de investigação com financiamento público e privado e desempenhado várias funções de gestão na UTAD. A sua principal área de interesse na investigação está relacionada com a melhoria da eficiência de utilização de forragens e alimentos fibrosos em ruminantes.  


Prof. Doutor Manuel Cancela d'Abreu

Manuel Cancela d’ Abreu é licenciado em Medicina Veterinária pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado em ciências agrárias, especialização em Nutrição e Alimentação Animal pela Universidade de Évora. Nesta mesma universidade obteve em 2008 o grau de Agregado em Nutrição e Alimentação Animal. Leciona há mais de 30 anos nas áreas disciplinares da Nutrição e Alimentação Animal dos cursos de licenciatura e mestrado em Eng. Zootécnica, Medicina Veterinária e Ciência e Tecnologia Animal da Universidade de Évora. Foi responsável ou participou em vários projectos de investigação sobre nutrição e alimentação de ruminantes e suínos, interessando-se sobretudo pela produção animal em extensivo á base de pastagem e outros recursos alimentares disponíveis localmente. De 1998 a 2010 foi assessor da Provimi Portuguesa. Entre 2010 e 2014 desempenhou o cargo de Vice-Reitor da Universidade de Évora com os pelouros da investigação, relações com a comunidade e relações internacionais.  


Dr. José Caiado









 
Licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária. Iniciou a sua vida profissional em 1983 como patologista no Lab. Nac. de Investigação Veterinária, em Benfica. Trabalhou 22 anos na Cargill Portugal onde exerceu diferentes funções, nomeadamente a assistência técnica a clientes, a formulação e o controlo de qualidade. Durante 15 anos foi responsável pelo desenvolvimento do negócio dos Ruminantes de Leite. Presentemente exerce a sua actividade como Consultor Independente quer prestando serviços de desenvolvimento de produto para empresas de alimentação humana e animal quer na área da Medicina Produtiva focada na optimizaçao nutricional e económica da alimentação dos ruminantes e no estudo de soluções rentáveis para a produção saudável e sustentável do leite.


Dr. Eric Chevaux













Eric Chevaux é o gerente da Global Applied R&D da Lallemand Animal Nutrition, para a qual trabalha há 15 anos. No comando da configuração de testes em animais para verificar a eficácia da utilização de probióticos, fez o seu  percurso liderando uma pequena equipa de cientistas que coordenam projetos de investigação na área de vida selvagem.
Com dois mestrados nas áreas de Ciências Agrárias (ISA Lille, França) e Produção Animal (CIRAD – EMVT Montpellier, França),e com uma paragem também pelo INRA em Guadalupe para o estudo de nutrição de ovelhas, a sua experiência com a Lallemand deu-lhe a oportunidade de continuar a estudar a interação entre a microbiologia e imunidade intestinal e a nutrição

Dr. Josep Roquet
 








Josep Roquet nació y se ha criado en un pueblo al norte de Barcelona. En 1988 se gradua como Licenciado en Veterinaria por la Universidad Autonoma de Barcelona y en 1991 obtiene el titulo de Master of Science en Nutrición Animal por la Colorado State University in Fort Collins, Colorado, EEUU.
Pepe ha estado relacionado con el sector agroganadero desde una edad temprana puesto que su familia posee explotaciones porcinas y de vacuno de carne. Ademas de supervisar el negocio familiar, también trabaja como consultor para compañías del sector en toda España.
Debido a su formación como veterinario, está muy interesado en la relación entre nutrición y enfermedades animales. Otra área de gran interés para el manejo de la alimentación, especialmente en ganado vacuno. Ha publicado diversos artículos científicos en revistas especializadas, además de participar como ponente en diversas conferencias tanto a nivel nacional como internacional.